Irrelefante

O que eu assisti ontem à noite é um post rápido todas as manhãs com algumas impressões dos filmes e séries que eu assisti na noite anterior.

Esse fim de semana eu fui no Festival de Cinema de Gramado pra assistir à mostra de curtas gaúchos e dar uma conferida nos longas da mostra principal. Aí vai o que eu mais gostei.

18 e 19/08

Imagem do filme Antes do Lembrar Antes do Lembrar

Mostra de Curtas Gaúchos

O grande vencedor da noite foi Um Corpo Feminino, documentário que levou os prêmios de roteiro e filme. É emblemático e necessariamente conflitante — com uma entrevista negando a outra tanto quanto a complementa. É um lindo filme que eu queria ter visto mais, talvez desse um bom longa. Meu favorito da mostra, porém, é Antes do Lembrar, um lindo filme-ensaio que explora como as histórias se formam e como as significamos. É lindo e ambicioso — vai do paleolítico ao núcleo familiar de uma aldeia indígena. Íntimo e vasto ao mesmo tempo.

19/08

Imagem do filme Mormaço

Mormaço (2018)

O filme de estreia de Marina Meliande é fantástico. Literalmente, mas também qualitativamente. Um drama e mistério sobre uma advogada trabalhando para defender uma comunidade que precisará ser desalojada com as obras das Olimpíadas do Rio de 2016 enquanto ela mesma precisa pensar sobre ela ter que se mudar também. Quero dar um tempo pra escrever mais, mas por enquanto isso: Mormaço transforma em imagem o quão estressante e avassalador é quando nossas comunidades são destruídas. Um grande filme que também compreende que algo delas perdura, não importa o que as destrua. É um dos meus favoritos do ano.