Irrelefante

Redesign

A página inicial do meu site

Ontem eu decidi fazer um redesign do meu site pessoal, algo que eu queria fazer há um tempo já. Eu nunca fiquei muito satisfeito com ele, e eu também nunca parei pra pensar o porquê, mas ontem eu sentei de noite e decidi refazer ele dentro de algumas horas. Na verdade eu ia assistir O Samurai do Jean-Pierre Melville, mas meu blu-ray não reconheceu o arquivo e eu tive que rever alguns episódios de Gilmore Girls e decidi que tinha que dar um jeito nesse site de uma vez.

A ideia principal era tornar ele simples e fácil de gerenciar. Eu queria fazer algo que refletisse bem o meu método de trabalhar — claro, simples, direto — e que, principalmente, envelhecesse bem. Então o design teria que ser algo que eu simplesmente não enjoasse só de olhar, que é basicamente o meu problema com cada um dos designs que já passaram pelo meu site.

O resultado final é um site basicamente de texto, usando as famílias de fonte padrão do sistema operacional e, mais importante, em preto e branco. Eu posso passar horas perdido tentando definir uma combinação de cores que me agrade pros meus projetos, e não era algo que eu gostaria de fazer com um site que deveria ser reprojetado em uma só noite, então eu segui pelo caminho mais simples (e gostei bastante).

Meu site agora está com apenas uma imagem (a do meu Mii, no cabeçalho) e pesa ao todo 89kb. Eu não carrego nenhum JavaScript, e ele tem apenas três arquivos HTML e um CSS mísero. E eu nunca estive tão contente com o resultado. É bem direto, mas é sutil em espaçamentos e legibilidade, e eu acho que reflete bem o meu método de trabalho com meus clientes. Eu espero que sim. Pela primeira vez eu vejo que meu site finalmente tem um design que vai me deixar feliz com ele por um bom tempo, e eu espero que não precise redesenhá-lo no próximo ano de novo como eu fiz umas três vezes em 2018. Ele está calmo, claro, e na medida certa pro que eu preciso daqui pra frente.


(Se você quiser fazer um site bacana, me envia um email e vamos conversar sobre como posso te ajudar).